
O trabalho de doutorado do discente Fábio Silva Faria (a direita na foto), desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EME) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), contou com a coorientação do professor francês Philippe Le Masson. O Prof. Le Masson é professor titular do Institut de Recherche Dupuy de Lôme (IRDL) da Université Bretagne-Sud (UBS), em Lorient, França, sendo um pesquisador de destaque internacional na área de transferência de calor aplicada a processos de soldagem. Sua produção científica inclui contribuições relevantes em problemas inversos em transferência de calor para soldagem, com publicações sobre estimativa de termos de fonte térmica em soldagem por feixe eletrônico (electron-beam) e identificação da geometria da zona fundida e da frente de solidificação a partir de medidas de temperatura.
Sob orientação do Prof. Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva (UNIFEI) e coorientação do Prof. Le Masson (UBS), o Dr. Fábio Silva Faria desenvolveu sua tese intitulada “Estimation of Thermal Efficiency in Capacitive Discharge Welding Using Inverse Problems: Experimental and Numerical Analysis of the Effects of Measurement with Thermocouples”. Parte dos resultados foi publicada recentemente no periódico International Journal of Thermal Sciences, um dos mais reconhecidos na área de Transferênciade Calor: “Impact of thermocouple measurement errors on heat rate estimation in capacitor discharge welding” https://doi.org/10.1016/j.ijthermalsci.2025.110324. Outros artigos, baseados na tese, encontram-se em preparação para submissão a periódicos de alto impacto.
O doutorando também realizou estágio de doutorado sanduíche na Université Bretagne-Sud, financiado pela CAPES (PDSE), permanecendo quase um ano no laboratório coordenado pelo Prof. Le Masson no IRDL https://www.irdl.fr/research-hubs/rh2-multi-material-assemblies/. Essa experiência foi decisiva, uma vez que grande parte dos resultados experimentais utilizados na tese foi obtida na UBS, que dispõe de uma infraestrutura de ponta em Transferência de Calor aplicada à Soldagem.
No decorrer da pesquisa, foi ainda desenvolvido o pedido de patente “EQUIPAMENTO BIVOLT AUTOMATIZADO PARA SOLDAGEM DE TERMOPARES” (BR1020220047952). Trata-se de um equipamento eletrônico automatizado, voltado para laboratórios e indústrias, que possibilita tanto a junção das extremidades dos fios quanto a fixação dos termopares em superfícies metálicas, ampliando sua aplicação em medições experimentais de transferência de calor.
A tese, desenvolvida ao longo de 41 meses, foi a primeira do LabTC/UNIFEI defendida integralmente em inglês (07 de julho de 2025). A banca contou com dois dos maiores especialistas internacionais em problemas inversos aplicados à transferência de calor: o Prof. Hélcio Rangel Barreto Orlande (UFRJ) e o Prof. Jean-Luc Battaglia (Université de Bordeaux, França), além dos professores internos da UNIFEI Prof. Antonio Augusto Araújo Pinto da Silva e Prof. Rogério Fernandes Brito.
As principais contribuições da tese foram:
- Aperfeiçoar e adaptar experimentalmente o processo de soldagem por descarga capacitiva para fixação de termopares no LabTC/UNIFEI, garantindo bom contato térmico e repetibilidade nas medições de temperatura;
- Avaliar a influência de diferentes fontes de erro em medições de termopares sob condições de rápida variação térmica, analisando seu impacto na precisão dos dados experimentais;
- Desenvolver e validar modelos térmicos para soldagem por descarga capacitiva, integrando dados experimentais e aplicando técnicas de problemas inversos para estimar a taxa de calor;
- Analisar a sensibilidade dos resultados do problema inverso a erros de medição, propondo melhorias tanto em técnicas de aquisição de dados quanto em estratégias de modelagem térmica aplicadas a processos rápidos.
Esse trabalho consolida a UNIFEI como referência na formação de profissionais altamente qualificados e fortalece a internacionalização do PPG-EME e do LabTC, ao mesmo tempo em que evidencia a relevância da colaboração científica com instituições de excelência como a Université Bretagne-Sud. Destaca-se ainda que esse tipo de cooperação fortalece as redes de pesquisa Brasil–França em problemas inversos e transferência de calor aplicada à soldagem, para reforçar ainda mais a contribuição da UNIFEI no cenário internacional.